terça-feira, 6 de outubro de 2015

Como atrasar o sinal do relé 12 volts

Como atrasar o sinal eletrônico – Relê de atraso de Tempo Caseiro Circuito para relé com atraso para ligar, ou time delay relay On Primeiro vamos ver um circuito para relé com atraso para ligar, ou time delay relay On. Para atrasar um pulso vamos usar um temporizador ou timer, ele é chamado de circuito Time Delay, deve funcionar atrasando o acionamento do relê, assim teremos nosso relê de atraso de tempo ( Time Delay Relay ). Esse circuito de Atraso de Tempo para Relê pode ser usado na grande maioria dos relês disponíveis no mercado, que tenha uma tensão de 12 volts DC e que tem uma resistência da bobina de 75 ohms ou mais. circuito para relé com atraso para ligar
O seu funcionamento é simples, quando o circuito é energizado o resistor R2 ligado através da alimentação fornece um caminho de descarga para o capacitor quando a energia é desligada , A descarga aproveita a tensão de ruptura emissor- base de um transistor bi-polar. A junção base – emissor inversa ligada no transistor 2N3904 é usado como um díodo zener de 8 volt que cria um maior virada em tensão para os transistores ligados em configuração Darlington que acionam o relé. Em Q3 qualquer transistor bi-polar pode ser utilizado, mas a tensão de zener irá variar desde cerca de 6 a 9 Volts, dependendo do transistor utilizado. O atraso de tempo é de aproximadamente 7 segundos, isso utilizando um resistor R1 de 47K e um capacitor C1 de 100uF. Para reduzir o tempo de retardo do relé basta diminuir os valores de R1 ou C1. Para períodos de atrasos mais longos, ou seja, para aumentar o tempo de retardo, deve-se colocar um capacitor com valor maior em C1, o resistor R1 não deve ser aumentado. Lista de Componentes R1 – Resistor 10 K Ohms 1/4 Watt R2 – Resistor 47 K Ohms 1/4 Watt C1 – Capacitor Eletrolítico 100uf x 25 Volts D1 – Diodo 1n4001 Q1 – Transistor 2n3052 Q3 e Q2 – Transistor 2n3904 RY1 – Relé de 12 Volts

domingo, 4 de outubro de 2015

Tutorial Emissor e Receptor Infra-vermelho com Arduino

Neste tutorial, mostraremos como implementar o emissor e receptor de infravermelho com Arduino. Para este tutorial você irá precisar de dois arduinos, um emissor de infravermelho, um receptor de infravermelho, um resistor de 200 Ohm e pushbuttons. Você pode utilizar o controle remoto de sua tv ao invés do emissor! Antes de mais nada, é preciso ver a pinagem do Receptor IR está demonstrada abaixo:
Agora, podemos fazer as ligações para o emissor e receptor IR. A figura abaixo mostra as ligações a serem feitas: Esquema de ligações para o Emissor IR:
Esquema de ligações para Receptor IR:
Agora, podemos ir para a programação. Antes de mais nada, baixe a bilbioteca para controlar o IR clicando aqui. Extraia a bilbioteca na pasta "libraries" da IDE do Arduino. Para a versão 1.0 da IDE do Arduino, abra o arquivo "IRRemoteInt.h" com um editor de texto( bloco de notas, gedit, etc). Dentro do editor de texto, troque a seguinte linha: "#include " para "#include ". As programações abaixo foram retiradas e modificadas do livro Arduino Cookbook. Clique aqui para maiores informações. Agora abra a IDE do arduino e passe a seguinte programação para o arduino emissor IR: /* irSend sketch this code needs an IR LED connected to pin 3 and 5 switches connected to pins 4 - 8 */ #include // IR remote control library const int numberOfKeys = 1; const int firstKey = 4; // the first pin of the 5 sequential pins connected to buttons boolean buttonState[numberOfKeys]; boolean lastButtonState[numberOfKeys]; long irKeyCodes[numberOfKeys] = { 0x18E758A7, //0 key }; IRsend irsend; void setup() { for (int i = 0; i < numberOfKeys; i++){ buttonState[i]=true; lastButtonState[i]=true; int physicalPin=i + firstKey; pinMode(physicalPin, INPUT); digitalWrite(physicalPin, HIGH); // turn on pull-ups } Serial.begin(9600); } void loop() { for (int keyNumber=0; keyNumber //adds the library code to the sketch const int irReceiverPin = 2; //pin the receiver is connected to const int ledPin = 13; IRrecv irrecv(irReceiverPin); //create an IRrecv object decode_results decodedSignal; //stores results from IR detector void setup() { pinMode(ledPin, OUTPUT); irrecv.enableIRIn(); } boolean lightState = false; unsigned long last = millis(); // Start the receiver object //keep track of whether the LED is on //remember when we last received an IR void loop() { if (irrecv.decode(&decodedSignal) == true) //this is true if a message has been received { if (millis() - last > 250) { //has it been 1/4 sec since last message lightState = !lightState; //toggle the LED digitalWrite(ledPin, lightState); } last = millis(); irrecv.resume(); // watch out for another message } } Agora que você passou as programações, você pode testar! Ao clicar o botão do Arduino emissor e direcionando o LED infravermelho na direção do receptor, o LED do Arduino Receptor acenderá. Ao clicar o botão novamente, o LED do Arduino receptor apagará! E é isso aí!! Esperamos que tenham gostado! Se tiverem dúvidas, postem aqui neste blog! Caso tiverem sugestões, vocês podem sugerir aqui neste POST e vocês podem ver os outros tutoriais que fizemos clicando aqui e os projetos clicando aqui! Até a próxima!!

Circuito simples de relé temporizado

Um circuito de temporizador, um Timer básico utiliza a propriedade do capacitor eletrolítico de ser carregado eletricamente para funcionar, grosseiramente falando, ele usa o capacitor como uma bateria, o circuito só vai funcionar em quanto o capacitor puder oferecer uma determinada tensão ao circuito. Isso quer dizer que quanto mais uF ele tiver, mais tempo o temporizador vai demorar para atuar. Mas existe meios de controlar a velocidade de descarga do capacitor, um exemplo é usar um resistor, trimpot ou potenciômetro para drenar o capacitor, assim ajustando a velocidade de descarga para um tempo pré determinado pelo usuário. Circuito simples de Timer Ajustável de 3 segundos até 2 minutos O circuito eletrônico de timer apresentado aqui é bastante simples para um temporizador com tempo regulável, ele usa apenas dois transistores mas é capaz de disparar em um espaço de tempo de 3 segundos até 2 minutos. Este temporizador faz com que um LED fique ligado um determinado período de tempo depois que um interruptor é acionado. Circuito simples de temporizador Circuito simples de temporizador Em vez do LED você pode usar um relé, por exemplo, assim você poderá acionar outros dispositivos de maior carga. T1 e T2 (BC548) formam um driver que pode acionar tranquilamente um relé e você ainda pode deixar o LED para servir de lâmpada piloto do circuito. Lista de componentes do Temporizador T1 e T2 – Transistor BC548 ou BC547 R1 – resistor 100 Ω x 1/8W R2 e R3 – resistor 10 k x 1/8W R4 – Potenciômetro ou Trimpot de 500 k C1 – Capacitor Eletrolítico 220uF x 25v D1 – Led de qualquer cor O ajuste do tempo do timer é feito por R4, que é um potenciômetro de 500 K Ohms, o resistor R3 e o capacitor C1 também são responsáveis pelo tempo de gatilho do temporizador, você pode testar outros valores nestes componentes para adequar o projeto as suas necessidades. A alimentação do circuito pode ficar entre 4,5 Volts a 12 Volts, a tensão vai influenciar no tempo do temporizador e você deve adequar o valor do relé a tensão que você usar no temporizador.

Circuito de acionamento de relés cinco pinos à distância, ou por tempo em contato de selo.

Neste circuito uma tensão de disparo sendo ela de um arduino, receptor de rádio frequência, celular etc alimenta a entrada tensão de disparo que por sua vez alimenta a base do transistor BC 546 fechando coletor e emissor alimentando a bobina do relé primário. O contato normalmente aberto do relé primário se fecha alimentando a bobina do relé secundário. Neste esquema se houver a necessidade de acionar uma carga da rede alternada 127 volts ou 220 volts é preciso um terceiro relé com os contatos livres.